Cabo Frio comemora no dia 13 de novembro 394 anos de fundação e 506 de descobrimento, e o Laboratório de Informática Educativa elaborou um Projeto para homenageá-lo.
Os alunos foram ao LIE para pesquisarem e produzirem seus próprios textos.
Os Guajajaras
Línguas: a língua falada pelos guajajaras, é o teneteara da família do tupi-guarani.
A vida: Os guajajaras também conhecidos como teneteara são um dos povos indígenas mais numerosos do Brasil. Habitam 11 terras indígenas na margem oriental da amazônia todas situadas no Maranhão . Em 2000 sua população era de 13.100 pessoas.
Alimentação : a principal atividade de subsistência é a lavoura , sendo comum o plantio de mandioca , macaxeira , milho , arroz , abóbora , melancia , feijão, fava , inhame , cará, gergelim e amendoim .
Acontecimento: As relações econômicas com os brancos baseiam-se tanto em trocas materiais quanto monetárias. As fontes de renda mais comuns são a comercialização de produtos agrícolas, a venda de e artesanato temporários para os colonos ou permanentes para a funai . Outra fonte de dinheiro é a venda de maconha, plantada tradicionalmente pelos guajajaras. A maconha foi introduzida por escravos africanos no século XVIII e seu consumo ainda é uma parte integral da cultura indígena, mas sua venda gera conflitos muito sérios e violentos com as Polícias Federal e Militar.
A cultura: Há grande diversidade cultural entre os povos indígenas no Brasil, mas há também características comuns:
=> A habitação coletiva , com as casas dispostas em relação a um espaço cerimonial que pode ser no centro ou não.
=> A vida cerimonial é a base da cultura de cada grupo, com as festas que reúnem pessoas de outras aldeias, os ritos de passagens dos adolescentes de ambos os sexos, os rituais de cura e outros.
=>A arte faz parte da vida diária, e é encontrada nos potes, nas redes e esteiras, nos bancos para homens e mulheres, e na pintura corporal, sempre presente nos homens .
=> A educação das crianças se faz por todos os habitantes da aldeia, desde cedo aprendem a realizar as tarefas necessárias à sobrevivência, tornando-se independentes .
Grupo : Raphaella Santos Bergantyny, Giovana Bongiovani Gaullier , Luiz Fernando Dias .